Querido deixe uma saudação no mural.E se você tiver um blog,será um prazer segui-lo,e vice versa.

Blog maneiro

terça-feira, 13 de outubro de 2009

Eleições municipais: Pra frente sucupira!

Eleições municipais: Pra frente sucupira!











Por Renato Vargens
Em 1973 a televisão brasileira exibiu a novela “O Bem Amado”. A estória escrita por Dias Gomes se desenrola na pequena cidade de Sucupira, na Bahia, que é administrada pelo prefeito Odorico Paraguaçu, um político corrupto e ardiloso que se utiliza de artimanhas para conseguir tudo o que deseja. Quando não consegue, manobra a situação de forma que ele sempre se saia bem.
Caro leitor, é inevitável não nos lembrarmos de Odorico Paraguaçu em épocas de eleições municipais, até porque, ao vermos pela TV, bem como nas esquinas das nossos municípios os candidatos às câmaras municipais ou prefeituras de nossas cidades, deparamos com cenas extremamente caricatas. Na verdade, ouso afirmar que os discursos protagonizados por Odorico superam em muito os dos caçadores de cargos públicos de nossos dias.
Para piorar a coisa, a quantidade de pastores e evangélicos que advogam a causa de que receberam um chamado de Deus para a vereança é uma coisa absurda. Alguns possuem a cara-de-pau de afirmar aos munícipes de que o Todo-poderoso os convocou a uma missão hercúlea, a qual somente eles conseguirão viabilizar. Ora, os discursos protagonizados por Odorico eram caracterizados pela quantidade absurda de neologismos, onde o famoso prefeito com intuito de impressionar os moradores de Sucupira abusava na invenção de frases e palavras. Pois é, nossos políticos evangélicos conseguem superar o Coronel, isto porque, seus discursos estão repletos de chavões e de frases prontas, onde o que importa afinal é a institucionalização e consolidação do gueto.
Prezados amigos, aqueles que me conhecem sabem que não advogo a idéia que comumente tem tomado conta de parte dos evangélicos nos dias de hoje. Não creio na manipulação religiosa em nome de Deus, não creio num messianismo onde a utopia de um mundo perfeito se constrói a partir do momento em que crentes são eleitos, nem tampouco comercializo o rebanho de Cristo, vendendo-o por interesses escusos a políticos inescrupulosos.
O voto é individual e ninguém, absolutamente ninguém, pode decidir ou definir em que você deve votar. Acredito que na perspectiva da ética, dia de eleição é dia de exercermos livremente as nossas opções políticas e ideológicas, ninguém possui o direito de manipular, impor ou decidir por você em quem votar. O voto é pessoal e instranferível e somente você tem o direito de escolher em quem votar, ainda que isso represente votar em Odorico Paraguaçú.

Pense nisso!

***
 Postado por Renato Vargens, no Púlpito Cristão
http://www.pulpitocristao.com/

Comentários:

Postar um comentário

Template Rounders modificado por ::Blogger'SPhera::
| 2008 |